Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Social Icons

domingo, 8 de setembro de 2013

Previdência Privada - Parte 01

previdência-privada

Vejam esses dados, retirados de uma matéria da Folha de São Paulo, sobre os gastos do governo brasileiro:

- Entre os vilões da despesa pública, destaca-se o gasto previdenciário. Em 2012 foram R$ 317 bilhões.
- Hoje, cerca de 11% dos brasileiros têm mais de 60 anos. Em 2030, eles serão 19%. Em 2050, 30%.
- Segundo cálculos do professor da FGV Kaizô Iwakami Beltrão, estatístico especializado em seguridade social, no ritmo atual e se não houver nenhuma mudança, o custo da Previdência Social chegará a 46% do PIB já em 2030, valor claramente insustentável.

A não ser que o governo encontre uma forma milagrosa de gerar receitas, o Brasileiro vai receber cada vez menos da previdência pública e trabalhar cada vez mais para se aposentar.

Não podemos ficar sentados esperando o milagre da geração de receitas, então que tal começarmos logo uma previdência privada?
Vamos escrever uma série de posts falando sobre o assunto, tipos de previdência, impostos, etc e esse é o primeiro.

Para começar, uma dúvida basica, PGBL ou VGBL?
A regra básica é, VGBL para quem faz a declaração de imposto de renda (IR) de forma simplificada, PGBL para quem fizer a mesma declaração pelo modelo completo.
A principal diferença entre essas duas modalidades está na tributação, no PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual (aumentando sua restituição) enquanto que as parcelas aplicadas no VGBL não podem ser deduzidas, por isso esse plano é indicado para quem declara o imposto de renda pela opção simplificada.
Por outro lado, no PGBL, ao resgatar o dinheiro (durante o período de contribuição ou ao final do plano) todo o montante sofrerá incidência de imposto de renda, enquanto que no VGBL, apenas os ganhos de capital (parte do valor referente aos rendimentos) pagarão imposto.
Uma tabela simples, disponível no site da caixa explica em mais detalhes a diferença entre as duas modalidades.

Nos próximos posts falaremos sobre outros assuntos referentes a Previdência Privada.

0 comentários:

Postar um comentário